Pular para o conteúdo principal

Aos 6 meses, ela já identifica as palavras que aprendeu

Hoje foi um dia muito especial. A Mirela falou a primeira palavra. E não é que foi papai!!! Não preciso nem falar o tamanho da minha emoção. Também ocorreu hoje um outro fato que mais uma vez me deixou muito feliz. Depois de algumas semanas de pausa no programa de ensino de leitura para reestruturação do mesmo visando o uso de tecnologias mais modernas como o Tablet, eu resolvi fazer algo que não é muito aconselhável: apliquei um teste. Se o bebê percebe que está sendo testado isso pode ser muito ruim para o processo de aprendizagem. Bebês não gostam de ser testados, por isso montei uma brincadeira com as palavras. Escolhi algumas que já foram ensinadas há mais de 2 meses. Outro fato importante é que a Mirela não consegue engatinhar, mas se desloca se arrastando e rolando na cama. Este método de deslocamento é meio estranho para um adulto, mas faz bastante sentido para um bebê, pois ela sempre chega ao objetivo. O resultado do teste pode ser visto no vídeo a seguir.


Mirela Brincando com Palavras from Helton Uchoa on Vimeo.
Se gostou da postagem, clique no botão curtir:

Comentários

  1. Parabéns! Pela filha linda e pelas conquistas dela! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Luciana, espero que as idéias compartilhadas possam ajudar outros pais a terem as mesmas conquistas com os seus bebês.

    ResponderExcluir
  3. Helton, parabéns por oferecer à Mirela tanta coisa boa, com estímulo à leitura!
    Também aplico o método com minha filha, de 1ano e 2meses e ela ama "brincar" de palavrinhas!
    Vi que está na comunidade "Como ensinar...". Vc já conhece o Flash Pro, um CD que contém 15.000 imagens para serem impressas e apresentadas como flash cards?
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Emília, você também merece os parabéns por estar buscando o desenvolvimento do potencial de sua filhinha.
    Eu não conheço o CD que você indicou. Eu tenho utilizado bastante os gráficos do site http://www.openclipart.org/
    O OpenClipArt é um projeto livre, ou seja, todas as figuras podem ser utilizadas, sem custo, para qualquer finalidade.
    Obrigado pela dica.
    []s

    ResponderExcluir
  5. Cuidado pra não estressar sua filha com excesso de informações. Ela vai ter muito tempo pra aprender tudo isso depois.

    ResponderExcluir
  6. Oi Franco, antes mesmo dela nascer, eu estudei vários livros do Glenn Doman (tive que importar, pois, para variar, a maioria da coleção só tinha fora do país). Mudei completamente os meus conceitos sobre educação infantil e entendi que o bebê já nasce com uma grande vontade de aprender e que encara o aprendizado como uma grande brincadeira. Por isso, o ensino apenas estimula uma característica natural do bebê.
    []s

    ResponderExcluir
  7. Ola Helton,

    Li seu blog e me interessei muito pelo metodo, mas como minha filha vai fazer 10 meses dia 10 de março, não sei bem como começar a aplicar. Como faço?
    Desde ja obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É perfeitamente possível iniciar aos 10 meses. No livro "Como Ensinar Seu Bebê a Ler", existe um capítulo com orientações sobre como iniciar em cada faixa etária. Recomendo fortemente a leitura.

      Excluir
  8. Vc começou a ensinar a sua criança bem cedo. O livro do Doman meio que sugere levemente o início do programa na idade de 1 ano. Considerando que vc começou bem antes disso, como avalia o resultado? Teria sido melhor esperar mais um pouquinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, as edições mais recentes dos livros de Glenn Doman aconselham o ensino logo ao nascer. Nas primeiras semanas de nascimento, é aplicado uma etapa de estímulo visual (Etapa 0).

      Acredito que a melhor fase para ensinar realmente é bem cedo. Depois de 1 ano, a maioria dos pais relatam uma dificuldade maior para aplicar o método.

      []s

      Excluir
    2. Helton, parabéns!!! Eu entrei no site da editora dos livros, fui informada que irão reimprimir o livros de Genen Moman em outubro, falo isso para vc informar no seu blog, achei interessante, já que estavam em falta por mto tempo.

      Excluir
    3. Oi! Estou tentando engravidar, e já to aguardando a editora publicar os livros para compra-los. Mas adorei o programa bebe inteligente, e com certeza futuramente vou comprá-lo. Fiquei a principio com uma dúvida, eu trabalho 3 vezes na semana e nesses dias eu não vou poder ensinar meu bebe. Por isso gostaria de saber se eu não marcar no programa o X, quer dizer, não passei aquele grupo, como ficaria. O programa irá jogar essas palavras para eu utilizar mais na frente. POr exemplo, eu não acabaria o metodo em 15 dias, mais em 25 dias. Eu marcando que não passei aquele grupo, o programa irá marcar para eu continuar$ Não sei se vc entendeu...pq eu não to conseguindo explicar com mta clareza.vc diz que na etapa 1 eu terei que apresentar por dia para a criança 3 vezes cada grupo de 5 palavras. Minha dúvida é a seguinte: Eu terei que mostrar por exemplo o grupo 1 no decorrer do dia três vezes para a criança, para depois eu passar para o grupo 2, aí mostro três vezes no dcorrer do dia, para depois passar para o grupo 3, e assim sucessivamente. Por favor, estou confusa nisso, por isso preciso de sua ajuda. Estava até pensando em me cadastrar gratuitamente por 30 fias no programa bebe inteligente, já para ir me habituando, para qdo eu tiver meu bebe, eu está com menos dúvidas. Atenciosamente

      Excluir
    4. Oi Isabella,

      Vamos por partes:
      - Ótima informação que o livro voltará a ser impresso.

      - É importante você se preparar antes do bebê nascer. Explicando um pouco melhor, você deve apresentar os grupos de forma alternada ao longo do dia. Se você não cumprir o programa marcando os "X", o Programa Bebê Inteligente ajusta o contador e as palavras serão colocadas em outro grupo caso não tenham completado as 15 vezes. Estou disponibilizando vídeos para demonstrar como aplicar o método para os usuários para os planos pagos do Programa Bebê Inteligente.

      Excluir
    5. Boa noite Helton! Como vc sabe venho acompanhando o seu blog, e não tenho visto mais nenhum video ou ocmentário de sua filhinha. Ela já está com quantos anos? Em qual fase do metodo vc está ensinando a ela? Vc está ensinando enciclopedia ou matemátio. Queria saber comentários mais recentemente para saber a evolução da Mirela e se você continua adepto ao metodo de Glen Doman. Obrigada

      Excluir
    6. Helton, gostaria de agradecer por ter me respondido, e te informar que os livros não serao mais reimpressos esse mês e nem o de outubro. Segundo informações da editora eles serão ainda reimpressos esse ano, motivo do atraso seria problema na grafia.
      Estou super ansiosa, só li o livro "Como multiplicar a inteligencia do seu bebe", gostei mto. Vc leu o livro "como ensinar enciclopedia para seu bebe"? É interessante? Esse não tem em portugues.....

      Excluir
    7. Oi Isabella, continuo aplicando o método na minha filha e também estou iniciando no meu filho mais novo. Eu li o livro como multiplicar a inteligência do seu bebê e também o de enciclopédia. Para aplicar tudo simultaneamente é preciso um bom tempo de planejamento. Estou buscando aplicar tudo em conjunto, mas não é nada simples. Meu conselho é que comece pela leitura.

      Excluir
  9. Oi Heiton! Como vc sabe eu acompanho sempre seu blog. Gostaria de saber se vc ainda concorda com o metodo do Glenn Doman, não tem mais visto nada sobre a sua filhinha Mirela, vc continua aplicando esse metodo com ela. Se estive ainda aplicando o metodo de Glenn com sua filha, por favor, me diga qual está sendo a evolução e o que vc tem ensinado para ela. Gostaria de acompanhar essa evolução e sua experiencia com sua filha. Já tem um tempo que vc não posta nada sobre sua experiencia com a Mirela, estou curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, hoje fiz um post com um vídeo para mostrar a evolução dela. Estou demorando um pouco mais para postar pois agora estou com 2 filhos e o tempo está ficando bem curto. Prometo manter as postagens da evolução e as dicas para os outros pais.

      Excluir
  10. Heiton, td bem? Mandei uma msg para vc já faz quase dois meses e vc ainda não me respondeu. Eu tava querendo saber se vc ainda aplica o metodo de Glen Doman com sua filha e como está sendo a evolução dela. Se ainda tiver aplicando por favor coloque os videos atuais dela e suas novas experiencias. Vi que agora tem o VIP para quem se interessar, mtooo legalll! Por favor, me responda, estou curiosa. Obriga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já coloquei as dúvidas do Blog em dia. :) Agora estou demorando um pouco mais para responder, mas continuo postando. No plano VIP (https://apps.facebook.com/bebeinteligente) estou sistematizando a metodologia com vídeos para os pais que desejam ganhar experiência de forma mais prática.

      Excluir
  11. Helton, quero te parabenizar pelo PROGRAMA BEBE INTELIGENTE, depois que eu vi o video fiquei encantada mais ainda com o programa, o video tá bem claro. Parabéns pelo video e pelo ultimo video da Mirela, ela tá linda e já está grande.

    ResponderExcluir
  12. Helton, posso divulgar seu site no meu face?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique à vontade para publicar. Tudo que está neste Blog é para ajudar os pais.

      Excluir
  13. Meu face tem 3.775 amigos e acho importante divulgar o metodo Glenn Doman e o seu blog principalmente o PBI para quem será mãe ou já é. Por falar nisso a editora dos livros do Glenn Doman passou a nova edição dos livros só para o próximo ano. Assim que eu souber de algo te informo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima esta informação. Pelo menos agora temos uma previsão dos livros voltarem às livrarias.

      Abs.

      Excluir
  14. Helton, tb bem? Eu baixei o libreoffice no meu computador, mas assim mesmo não consigo alterar o grupo de palavras, gostaria de escrever as palavras que possuem no PBI (partes do corpo...). você escreveu o seguinte: "Versão editável (utilize o LibreOffice/BrOffice): caso você deseje alterar as palavras dos grupos indicados anteriormente, então você deve baixar esta versão e instalar o LibreOffice (também conhecido pela denominação BrOffice ou OpenOffice) para poder editar o arquivo". O que estou fazendo de errado que não consigo editar o arquivo? A outra coisa q gostaria de saber é qual o material que você usou quando começou a ensinar a Mirela a etapa 0 e a etapa 1, vc usou cartolina ou PVC? Pq eu tb vou querer mandar para grafica. A outra coisa é se vc mandou cortar a cartolina ou PVC do tamanho de cada palavra ou usou o mesmo tamanho para todas. Por ex.: quando você ensinou a sua filha a letra A, vc cortou a cartolina ou PVC nesse tamanho ou seguiu a mesma medida recomendada por Glenn Doman? Ficando um espaço enorme em branco dos lados da letra A? Obrigada Helton pela paciencia comigo, seu blog está ajudando muitas mães, obrigada por dividir as experiencias da Mirela com todos. Parabéns pela filha linda e inteligente que vc tem. Atenciosamente. Isabella

    ResponderExcluir
  15. Na Etapa 1, padronizei as placas do mesmo tamanho. A partir da Etapa 2, eu comecei a ajustar os tamanhos. Eu montei tudo em PVC (da etapa 1 em diante). A etapa 0 foi a única que utilizei uma cartolina mais grossa.

    Para a etapa 1 eu não utilizei vogais. A lista que utilizei está no link: http://www.bebegenio.com.br/2012/03/metodo-de-glenn-doman-escolha-das.html

    Qualquer outra dúvida é só falar.

    Abs,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como ensinar seu bebê a ler: método de Glenn Doman

  Desde o lançamento da obra de sucesso mundial denominada  Como Ensinar Seu Bebê a Ler: A suave Revolução , a jornada para ensinar um bebê a ler passou a ser amplamente adotada em diferentes países. Glenn Doman abriu um mundo de possibilidades para o ensino de bebês expondo o potencial que, até há pouco tempo, era negligenciado pelos pais. A aprendizagem precoce que aproveita a enorme capacidade das crianças de aprenderem nos primeiros anos de vida passou a ser bastante conhecida em nível mundial. Origem O método desenvolvido por Glenn Doman foi inicialmente direcionado às crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O objetivo era superar estas barreiras através de um conjunto de programas de estimulação que engloba todas as áreas necessárias. Este método é constituído por técnicas adequadas à estimulação global infantil. Os programas foram planejados para crianças de zero a seis anos. Ao longo das suas pesquisas, Glenn Doman observou que o método poderia ser aplicado a

Material da Fase 1 para aplicação do método de Glenn Doman

É importante que os pais se antecipem na preparação do material. A fase 1 (palavras) é iniciada a partir do terceiro mês, quando a visão do bebê já está preparada para identificar as palavras no formato que irei expor logo a seguir. Eu estabeleci uma meta de 160 palavras para esta fase 1 e preparei o material na numa gráfica rápida para economizar o meu tempo. O material a ser preparado deve ter o formato de cartões retangulares com a dimensão de 60cm de largura e 10cm de altura. As palavras devem ter em torno de 7cm de altura. As palavras que irão constar nestes cartões devem estar em cor vermelha e as letras devem possuir uma espessura de 1,5cm. O papel deve ser totalmente branco (constando unicamente a palavra em vermelho). A figura a seguir exemplifica a estrutura do material: Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Refletindo sobre o futuro dos profissionais que hoje são crianças

  Já existe uma certeza para um futuro não muito distante: uma parcela da humanidade poderá ficar definitivamente fora do mercado de trabalho. Todas as pesquisas convergem para uma mesma previsão que nos faz refletir bastante sobre como nossos filhos irão se comportar neste futuro. Na palestra a seguir, podemos entender um pouco mais sobre este tema. Os avanços tecnológicos põem em risco até 47% do emprego nos EUA. Não há como os pais esperarem que as escolas entendam o que está ocorrendo, pois a educação do Brasil, até nas escolas mais caras, está desalinhada com as disrupções que já estão em andamento. A inteligência artificial poderá provocar uma mudança que trará um colapso social jamais visto na história da humanidade. Preparar os nossos filhos é a única opção que temos para garantir um futuro mais equilibrado e saudável (mentalmente) para eles.