Pular para o conteúdo principal

O início de uma espetacular jornada

Quando a minha esposa ficou grávida em 2010, eu estava para iniciar a minha primeira experiência como pai. Então passei a me dedicar, durante o meu pouco tempo livre, à leitura de artigos e livros que me fizessem entender melhor esta nova fase da minha vida. Atuando como Diretor Técnico de uma empresa de tecnologia e inovação, o meu tempo sempre foi muito limitado para atividades não relacionadas ao meu trabalho. Então tive que selecionar bem o que eu iria estudar, pois o tempo é algo muito escasso no meu cotidiano. Basicamente as minhas leituras se concentraram durante os diversos vôos que faço à trabalho.

Durante a minha pesquisa, eu me deparei com um livro que me chamou a atenção. O título era "Como ensinar seu bebê a ler" de Glenn Doman. Achei muito curioso o livro e resolvi colocá-lo como minha prioridade de leitura. Durante um vôo de duas horas e meia, eu li praticamente o livro inteiro. Eu abandonei várias crenças totalmente equivocadas sobre a capacidade intelectual dos bebês e embarquei numa espetacular jornada em busca de uma forma de potencializar o aprendizado desde o nascimento.
Ao longo da minha vida, eu sempre tive uma forte ligação com o ensino. Comecei a dar aula particular aos 12 anos de idade para ajudar colegas e familiares com dificuldade principalmente em matemática e física. Porém, este novo universo que comecei a explorar não se compara a nada que eu tenha feito anteriormente. Por isso, tive que me dedicar para transformar as técnicas propostas por Glenn Doman em uma metodologia realmente prática para minha esposa aplicar desde o nascimento da minha filha. Acabei importando vários livros (originais em inglês) do mesmo autor e, como um bom Engenheiro, logo tratei de montar uma metodologia com planilhas que controlam a evolução do aprendizado de forma gradativa desde o dia do nascimento.

Entre os muitos ensinamentos que incorporei através dos livros de Glenn Doman, está a quebra do mito de que a inteligência está ligada a genética. Este mito também foi desmascarado através de um caso real retratado numa reportagem da revista veja, onde um banco de sêmen foi criado por um multimilionário americano com objetivo de "gerar" crianças "superdotadas" por meio de inseminação artificial com o esperma doado por cientistas brilhantes, de preferência ganhadores do Prêmio Nobel. As crianças "geradas" por esta experiência possuem inteligência normal compatível com a média das demais crianças. A tese proposta por Glenn é que todo recém-nascido tem o mesmo potencial para ser um "gênio" e os estímulos que ele irá receber ao longo de sua vida irá determinar se ele desenvolverá habilidades superiores a média considerada "padrão". Esta tese foi comprovada por fatos apresentados ao longo de vários anos de pesquisas desenvolvidas pelo próprio Glenn. Com isso, podemos concluir que toda mãe tem razão quando fala que seu bebê é um gênio, pois este potencial é inerente a todos os bebês saudáveis. É justamente em homenagem às estas mães que eu batizei este Blog de Bebê Gênio.

Outro mito importante que deve ser deixado para trás é que o ato "ensinar" está associado à algum tipo "obrigação". Este mito é criado com base normalmente em experiências ruins que vivenciamos nos métodos de ensinos tradicionais. Porém, o fato real é que os bebês adoram aprender e tratam a aprendizagem de coisas novas como a melhor brincadeira do mundo.

A melhor satisfação que os pais possuem ao aplicar os métodos propostos por Glenn, por mais estranho que possa parecer, não está no resultado final, mas sim ao longo do caminho percorrido que é composto de uma grande experiência de amor e aprendizagem entre pais e filhos. Há muito tempo a relevância do resultado final (a efetiva leitura precoce) deixou de ser o ponto principal do ensino da minha filha, pois os momentos vividos por mim e minha esposa em cada etapa da aprendizagem tem sido uma experiência única. Neste mesmo sentido, eu aconselho que os pais que venham a aderir a estas técnicas de ensino de bebês não fiquem presos unicamente ao objetivo final, mas que saibam aproveitar cada momento de amor e confraternização com os filhos.

Os meus estudos a este universo das mentes dos bebês começou a despertar o interesse de amigos e familiares. Então comecei a organizar uma forma de compartilhar as informações através de um Blog e um perfil no Facebook. Eu dedico esta primeira postagem a minha esposa cujo amor e dedicação ao ensino da minha filha Mirela tem gerado resultados incríveis. Para minha querida esposa: Feliz dias das mães!!!


Caso você tenha gostado deste Blog, clique no botão Curtir:


Comentários

  1. Uchôa, sua filha é linda e seu Blog é uma excelente iniciativa. Parabéns a você por tudo: pela filhota bebê (quero uma para mim...), pelo Blog e pelo sucesso. Um forte abraço,
    Aderson.

    ResponderExcluir
  2. Uchôa, uma vez interessado neste assunto...mas já pensando em pucos anos à frente, recomendo ler textos ou livros do Ricardo Semler e Peter Senge.

    195

    ResponderExcluir
  3. Oi Aderson, agradeço o seu comentário. Um grande abraço amigo.
    Uchoa

    ResponderExcluir
  4. Oi Borges, vou verificar as suas recomendações, um grande abraço.

    185
    []s

    ResponderExcluir
  5. Vocês não estão sós nessa jornada!
    Aqui em Brasília há várias outras famílias. Se quiser manter contato, vamos combinar.
    Uma referência é a Kátia Xavier do www.aletramentomaterno.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Bayma,

    Muito legal a sua dica. Muito bom saber que existem outras iniciativas em Brasília. Podemos sim manter contato. O email da minha esposa é rita[arroba]uchoa.com

    []s Helton

    ResponderExcluir
  7. Linda sua filha Uchoa!
    Tenho o Arthur de três meses e descobri esse método a pouco, estou me informando o máximo que posso, pois os livros estão difíceis de achar, até agora só achei um e em espanhol, já quero devorá-lo!
    Não vejo a hora de começar mais essa (maravilhosa) jornada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como ensinar seu bebê a ler: método de Glenn Doman

  Desde o lançamento da obra de sucesso mundial denominada  Como Ensinar Seu Bebê a Ler: A suave Revolução , a jornada para ensinar um bebê a ler passou a ser amplamente adotada em diferentes países. Glenn Doman abriu um mundo de possibilidades para o ensino de bebês expondo o potencial que, até há pouco tempo, era negligenciado pelos pais. A aprendizagem precoce que aproveita a enorme capacidade das crianças de aprenderem nos primeiros anos de vida passou a ser bastante conhecida em nível mundial. Origem O método desenvolvido por Glenn Doman foi inicialmente direcionado às crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O objetivo era superar estas barreiras através de um conjunto de programas de estimulação que engloba todas as áreas necessárias. Este método é constituído por técnicas adequadas à estimulação global infantil. Os programas foram planejados para crianças de zero a seis anos. Ao longo das suas pesquisas, Glenn Doman observou que o método poderia ser aplicado a

Material da Fase 1 para aplicação do método de Glenn Doman

É importante que os pais se antecipem na preparação do material. A fase 1 (palavras) é iniciada a partir do terceiro mês, quando a visão do bebê já está preparada para identificar as palavras no formato que irei expor logo a seguir. Eu estabeleci uma meta de 160 palavras para esta fase 1 e preparei o material na numa gráfica rápida para economizar o meu tempo. O material a ser preparado deve ter o formato de cartões retangulares com a dimensão de 60cm de largura e 10cm de altura. As palavras devem ter em torno de 7cm de altura. As palavras que irão constar nestes cartões devem estar em cor vermelha e as letras devem possuir uma espessura de 1,5cm. O papel deve ser totalmente branco (constando unicamente a palavra em vermelho). A figura a seguir exemplifica a estrutura do material: Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Refletindo sobre o futuro dos profissionais que hoje são crianças

  Já existe uma certeza para um futuro não muito distante: uma parcela da humanidade poderá ficar definitivamente fora do mercado de trabalho. Todas as pesquisas convergem para uma mesma previsão que nos faz refletir bastante sobre como nossos filhos irão se comportar neste futuro. Na palestra a seguir, podemos entender um pouco mais sobre este tema. Os avanços tecnológicos põem em risco até 47% do emprego nos EUA. Não há como os pais esperarem que as escolas entendam o que está ocorrendo, pois a educação do Brasil, até nas escolas mais caras, está desalinhada com as disrupções que já estão em andamento. A inteligência artificial poderá provocar uma mudança que trará um colapso social jamais visto na história da humanidade. Preparar os nossos filhos é a única opção que temos para garantir um futuro mais equilibrado e saudável (mentalmente) para eles.