Pular para o conteúdo principal

Método Glenn Doman: Em qualquer processo inovador sempre existirão opiniões opostas

A internet é um fabuloso meio para democratização do acesso a informação. Isso tem pontos positivos e também negativos. Muita informação de forma não organizada pode dificultar a formação de uma opinião correta sobre algum assunto. Em se tratando do método de Glenn Doman, é possível encontrar muita informação (em inglês) sobre o tema com depoimentos de diversos pais relatando os resultados obtidos com seus próprios filhos. É importante observar que ao mesmo tempo que encontramos diversos fatos (relatos) comprovando a eficiência do método, existem "especialistas em educação" com opiniões contrárias ao "ensino precoce da leitura". Em qualquer processo inovador é normal o posicionamento de opiniões em lados opostos e isso pode confundir os pais, como tenho observado em alguns fóruns.

Antes de aplicar o método de Glenn Doman na minha própria filha eu li a maioria dos livros de Glenn Doman e também pesquisei vários depoimentos na internet. Observei que as opiniões a favor do método são baseadas em fatos e as opiniões contrárias normalmente utilizam como base conceitos, que na minha opinião, já estão ultrapassados e precisam ser revistos.

O meu conselho para os pais iniciantes é que busquem fatos para tomar as suas decisões. Nos livros do Glenn Doman existem vários relatos demonstrando que as crianças que tiveram um aprendizado precoce se beneficiaram em vários aspectos ao longo da vida.

Comentários

  1. Olá, Helton!
    Há cerca de um mês e pouco conheci o material de Doman, e com novas buscas, seu blog. Hoje pela manhã li esse post, o que me fez querer 'comentar'.
    Enfim, o comentário tornou-se um post em meu blog.
    Fique à vontade se desejar ler.
    Tomei a liberdade de indicar seu blog lá. Caso não esteja de acordo, por favor, é só dizer. Obrigada! Abimara http://luardabia.blogspot.com/2011/06/porque-resolvi-usar-o-metodo-de-glenn.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, seu post ficou ótimo. Fique à vontade para compartilhar as informações sobre este blog.

    []s

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como ensinar seu bebê a ler: método de Glenn Doman

  Desde o lançamento da obra de sucesso mundial denominada  Como Ensinar Seu Bebê a Ler: A suave Revolução , a jornada para ensinar um bebê a ler passou a ser amplamente adotada em diferentes países. Glenn Doman abriu um mundo de possibilidades para o ensino de bebês expondo o potencial que, até há pouco tempo, era negligenciado pelos pais. A aprendizagem precoce que aproveita a enorme capacidade das crianças de aprenderem nos primeiros anos de vida passou a ser bastante conhecida em nível mundial. Origem O método desenvolvido por Glenn Doman foi inicialmente direcionado às crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O objetivo era superar estas barreiras através de um conjunto de programas de estimulação que engloba todas as áreas necessárias. Este método é constituído por técnicas adequadas à estimulação global infantil. Os programas foram planejados para crianças de zero a seis anos. Ao longo das suas pesquisas, Glenn Doman observou que o método poderia ser aplicado a

Material da Fase 1 para aplicação do método de Glenn Doman

É importante que os pais se antecipem na preparação do material. A fase 1 (palavras) é iniciada a partir do terceiro mês, quando a visão do bebê já está preparada para identificar as palavras no formato que irei expor logo a seguir. Eu estabeleci uma meta de 160 palavras para esta fase 1 e preparei o material na numa gráfica rápida para economizar o meu tempo. O material a ser preparado deve ter o formato de cartões retangulares com a dimensão de 60cm de largura e 10cm de altura. As palavras devem ter em torno de 7cm de altura. As palavras que irão constar nestes cartões devem estar em cor vermelha e as letras devem possuir uma espessura de 1,5cm. O papel deve ser totalmente branco (constando unicamente a palavra em vermelho). A figura a seguir exemplifica a estrutura do material: Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Refletindo sobre o futuro dos profissionais que hoje são crianças

  Já existe uma certeza para um futuro não muito distante: uma parcela da humanidade poderá ficar definitivamente fora do mercado de trabalho. Todas as pesquisas convergem para uma mesma previsão que nos faz refletir bastante sobre como nossos filhos irão se comportar neste futuro. Na palestra a seguir, podemos entender um pouco mais sobre este tema. Os avanços tecnológicos põem em risco até 47% do emprego nos EUA. Não há como os pais esperarem que as escolas entendam o que está ocorrendo, pois a educação do Brasil, até nas escolas mais caras, está desalinhada com as disrupções que já estão em andamento. A inteligência artificial poderá provocar uma mudança que trará um colapso social jamais visto na história da humanidade. Preparar os nossos filhos é a única opção que temos para garantir um futuro mais equilibrado e saudável (mentalmente) para eles.