sábado, 25 de junho de 2011

Método Glenn Doman: Em qualquer processo inovador sempre existirão opiniões opostas

A internet é um fabuloso meio para democratização do acesso a informação. Isso tem pontos positivos e também negativos. Muita informação de forma não organizada pode dificultar a formação de uma opinião correta sobre algum assunto. Em se tratando do método de Glenn Doman, é possível encontrar muita informação (em inglês) sobre o tema com depoimentos de diversos pais relatando os resultados obtidos com seus próprios filhos. É importante observar que ao mesmo tempo que encontramos diversos fatos (relatos) comprovando a eficiência do método, existem "especialistas em educação" com opiniões contrárias ao "ensino precoce da leitura". Em qualquer processo inovador é normal o posicionamento de opiniões em lados opostos e isso pode confundir os pais, como tenho observado em alguns fóruns.

Antes de aplicar o método de Glenn Doman na minha própria filha eu li a maioria dos livros de Glenn Doman e também pesquisei vários depoimentos na internet. Observei que as opiniões a favor do método são baseadas em fatos e as opiniões contrárias normalmente utilizam como base conceitos, que na minha opinião, já estão ultrapassados e precisam ser revistos.

O meu conselho para os pais iniciantes é que busquem fatos para tomar as suas decisões. Nos livros do Glenn Doman existem vários relatos demonstrando que as crianças que tiveram um aprendizado precoce se beneficiaram em vários aspectos ao longo da vida.

2 comentários:

  1. Olá, Helton!
    Há cerca de um mês e pouco conheci o material de Doman, e com novas buscas, seu blog. Hoje pela manhã li esse post, o que me fez querer 'comentar'.
    Enfim, o comentário tornou-se um post em meu blog.
    Fique à vontade se desejar ler.
    Tomei a liberdade de indicar seu blog lá. Caso não esteja de acordo, por favor, é só dizer. Obrigada! Abimara http://luardabia.blogspot.com/2011/06/porque-resolvi-usar-o-metodo-de-glenn.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, seu post ficou ótimo. Fique à vontade para compartilhar as informações sobre este blog.

    []s

    ResponderExcluir