Pular para o conteúdo principal

Método de Glenn Doman: Relatos de pais cujos filhos cresceram

Uma das grandes dúvidas que os pais possuem é sobre o futuro das crianças que aprendem a ler pelo método de Glenn Doman (GD). No livro "Como Ensinar seu Bebê a Ler" (versão em português), existe um capítulo muito interessante denominado "O que as mães dizem". Selecionei alguns desses casos onde os pais do mundo inteiro relatam a evolução dos seus filhos até a vida adolescente.

Uma mãe de Columbia Inglesa citou que aplicou o método nos seus filhos gêmeos. Ao longo da vida escolar, eles sempre foram os primeiros da classe. Quase sempre foram colocados em classes para "superdotados". Aos três anos, eles liam fluentemente e com compreensão, e aos quatro já escreviam. A mãe cita a própria experiência com o ensino dos seus filhos como uma das mais gratificantes.

Outra história bem interessante, foi narrada por pais da Inglaterra. Em 1973, eles se mudaram para as ilhas Maurício, no Oceano Índico. Eles ensinaram o filho a ler pelo método de GD e até houve reclamação de parentes sobre o estímulo da leitura (é comum os familiares não acreditarem no método). Aos sete anos, o filho deles lia como se tivesse onze, e aos treze ganhou uma bolsa de estudos completa para Harrow, uma renomada escola na Inglaterra.

Em Fort Washington (Maryland), uma mãe aplicou o método de GD quando sua filha tinha três anos. Esta filha foi finalista de um concurso de bolsas de estudo por mérito e aos doze anos ganhou uma competição nacional de poesias.

Em Nova Iorque, um pai citou os resultados do seu filho Alexandre que aos três anos já estava sendo sondado para fazer parte do programa de superdotados da Universidade de Columbia. Ao fazer o teste de Q.I. de Stanford Binet, os psicólogos comentaram que o Q.I. de Alexandre era superior a 160, porém o teste só podia medir até 160. O psicólogo também citou que Alexandre era o garoto mais inteligente que ele já havia testado. O pai citou que estava convencido de que o resultado do teste de Q.I. do seu filho foi uma consequência direta do método de GD.

Para finalizar este post, uma história muito interessante de Ft. Wayne, Indiana. Uma mãe citou a evolução do seu filho Keith que a partir dos 16 meses foi ensinado pelo método de GD. Ele se formou no San Francis College em primeiro lugar e foi orador da turma de Química e Biologia, com somente 16 anos. Aos 20, recebeu o título de Ph. D., conforme está exposto a seguir (texto original que achei num blog):

March, Keith L., M.D., Ph.D.

UNDERGRADUATE:

1974 - 1975, at the age of 12, 
Audited 6 Undergraduate hours at Mississippi College, Jackson, Mississippi

1975 - 1979, at the age of 16, 
Received his B.S., Chemistry/Biology
St. Francis College, Fort Wayne, Indiana
Valedictorian of class with a 4.0 grade point average

GRADUATE:

1979 - 1983 at the age of 20
Received Ph.D., Chemistry with Highest Distinction
Indiana University
Awarded October 11, 1983
Thesis: "Electrostatic Interactions and Ion Binding in Trypsin, Bovine
Pancreatic Trypsin Inhibitor, and Other Proteins"

1979 - 1985 at the age of 22
Received Combined M.D./Ph.D. Degree
Indiana University School of Medicine
Awarded May 12, 1985
M.D. with Highest Distinction


Os fatos deixam bem claro que o método de GD trás benefícios comprovados ao longo de toda a vida dos bebês que tiveram este estímulo. Algumas correntes pedagógicas ainda não se convenceram disso, por isso disponibilizo as informações para que os pais possam tirar suas próprias conclusões.

Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Comentários

  1. Helton, antes de mais nada quero te parabenizar pela iniciativa...conheci seu blog através de posts que li no "Ensine seu bebê" de Ana Julia.

    Hoje mesmo comentei com meu marido que, na maioria dos blogs, os comentários que a gente vê são oriundos das mães, poucos são os pais que parecem se envolver...por isso, vc merece parabéns de forma ainda mais enfática.

    Não sou "gênio", mas tive uma trajetória acima da média e hoje compreendo que o uso do método Doman (mesmo tendo sido feito de forma rudimentar pela minha mãe) foi uma ferramenta importante no meu desenvolvimento, ela tb sofreu críticas pesadas (de parentes e pedagogos),mas bancou a decisão e nunca se arrependeu.

    Colo abaixo um relato pessoal que postei lá no blog da A Julia , pq acho que cabe nesse tópico aqui tb:
    Fiquei maravilhada ao encontrar esse blog...eu sou um fruto da eficácia do método Doman.

    O mais curioso é que descobrir esse blog me fez resgatar minha história. Cresci ouvindo minha mãe comentar que em meados de 1979 (eu nasci em outubro de 1977), ela viu uma reportagem na revista "Pais e Filhos" que falava sobre um método para desenvolver a memória dos filhos e ensiná-los a ler (ela não sabia o nome do método, só repetia que cortava cartolinas e escrevia os nomes em vermelhos, e com 01 ano e 07 meses eu era capaz de reconhecer mais de 50 palavras)...ela sempre insistia para que outras pessoas fizessem isso com seus bebês desde aquela época até os dias atuais ( falando com minhas tias, depois minha cunhada, minhas primas, etc), mas ninguém deu muita bola para ela ao longo dos anos. Isso até agora, quando eu, aos 34 anos, decidi engravidar e comecei a pesquisar sobre maternidade, criação de bebês e afins...foi então que me deparei com esse blog abençoado e vi o quanto minha mãe foi audaciosa, rompeu barreiras e seguiu acreditando mesmo sob críticas, se dedicando a mim com empenho diferenciado especialmente na minha 1a infância, o que fortaleceu minha autoestima e foi fundamental para o meu desenvolvimento.

    Aos 5 anos eu lia de forma fluente textos extensos sem gaguejar e ela me matriculou na 1a série(as pessoas faziam medo à minha mãe, dizendo que "eu ia cansar", muitos pedagogos não aceitaram porque diziam que eu deveria acompanhar a idade correta, mas minha mãe sempre retrucou: "idade cronológica ou mental?" ...enfim, nem vou entrar no mérito dessa discussão sobre idade/série...mas o fato é que ela bancou essa decisão sozinha_meu pai morreu quando ela estava grávida), acompanhou de forma regular meus estudos, fortaleceu minha identidade e me fez consciente do meu potencial...e a coisa fluiu.

    Sempre gostei de ler, não tenho problema de falar em público (que é um temor comum a muitas pessoas), fui boa aluna ao longo dos anos, aos 16 anos eu entrei na Universidade Federal do Piauí, hoje sou médica, professora da Universidade Federal do Ceará, prestes a ser mãe (se assim meu bom Deus permitir), muito grata pela dedicação que minha mãe teve a mim, e disposta a continuar essa história com meu (minha) bebê.

    Qdo vi a reportagem no blog, mostrei a ela que tinha encontrado o "tal método que ela tanto falava" e que se chamava Doman.
    Ela ficou emocionada de ler as matérias aqui e mais ainda quando eu disse: "meu (minha) filho (a) vai usar os cartõezinhos que a senhora vai me ajudar a fazer, mãe".

    Desculpa o post extenso (quase um tratado hehe), mas queria deixar registrada aqui essa história e incentivar as mães a fazerem isso com seus bebês, pq realmente pode fazer uma diferença incrível.

    Agradeço a criadora do blog por essa iniciativa maravilhosa, por sua generosidade em compartilhar conhecimentos e experiências. Sem dúvidas, serei frequentadora assídua e beberei muito nas fontes enriquecedoras que encontrei por aqui.
    Sinceramente,
    Sionara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sionara, achei a sua história inspiradora. Eu gostaria de agradecer por compartilhá-la conosco.
      A qualquer momento que desejar compartilhar as suas futuras experiências com o seu bebê, terei muita satisfação em publicar os posts sugeridos por você.
      Helton Uchoa.

      Excluir
  2. Olá. Meu filho tem 4 anos e 6 meses . Encontrei esse blog quando ele tinha 14 meses e iniciei o método. Hoje ele está alfabetizado, lê muito bem e faz contas de matemática , de adição com 3 dígitos até multiplicação. Meu outro filho tem 7 meses e vou iniciar novamente toda a "caminhada" e estou voltando a reler o blog. Quero agradecer ao Helton pela dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudar os pais é uma grande satisfação. Parabéns pela sua dedicação.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como ensinar seu bebê a ler: método de Glenn Doman

  Desde o lançamento da obra de sucesso mundial denominada  Como Ensinar Seu Bebê a Ler: A suave Revolução , a jornada para ensinar um bebê a ler passou a ser amplamente adotada em diferentes países. Glenn Doman abriu um mundo de possibilidades para o ensino de bebês expondo o potencial que, até há pouco tempo, era negligenciado pelos pais. A aprendizagem precoce que aproveita a enorme capacidade das crianças de aprenderem nos primeiros anos de vida passou a ser bastante conhecida em nível mundial. Origem O método desenvolvido por Glenn Doman foi inicialmente direcionado às crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O objetivo era superar estas barreiras através de um conjunto de programas de estimulação que engloba todas as áreas necessárias. Este método é constituído por técnicas adequadas à estimulação global infantil. Os programas foram planejados para crianças de zero a seis anos. Ao longo das suas pesquisas, Glenn Doman observou que o método poderia ser aplicado a

Material da Fase 1 para aplicação do método de Glenn Doman

É importante que os pais se antecipem na preparação do material. A fase 1 (palavras) é iniciada a partir do terceiro mês, quando a visão do bebê já está preparada para identificar as palavras no formato que irei expor logo a seguir. Eu estabeleci uma meta de 160 palavras para esta fase 1 e preparei o material na numa gráfica rápida para economizar o meu tempo. O material a ser preparado deve ter o formato de cartões retangulares com a dimensão de 60cm de largura e 10cm de altura. As palavras devem ter em torno de 7cm de altura. As palavras que irão constar nestes cartões devem estar em cor vermelha e as letras devem possuir uma espessura de 1,5cm. O papel deve ser totalmente branco (constando unicamente a palavra em vermelho). A figura a seguir exemplifica a estrutura do material: Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Refletindo sobre o futuro dos profissionais que hoje são crianças

  Já existe uma certeza para um futuro não muito distante: uma parcela da humanidade poderá ficar definitivamente fora do mercado de trabalho. Todas as pesquisas convergem para uma mesma previsão que nos faz refletir bastante sobre como nossos filhos irão se comportar neste futuro. Na palestra a seguir, podemos entender um pouco mais sobre este tema. Os avanços tecnológicos põem em risco até 47% do emprego nos EUA. Não há como os pais esperarem que as escolas entendam o que está ocorrendo, pois a educação do Brasil, até nas escolas mais caras, está desalinhada com as disrupções que já estão em andamento. A inteligência artificial poderá provocar uma mudança que trará um colapso social jamais visto na história da humanidade. Preparar os nossos filhos é a única opção que temos para garantir um futuro mais equilibrado e saudável (mentalmente) para eles.