sábado, 6 de agosto de 2011

Como preparar material para o tablet: adaptando o método de Glenn Doman

Vou compartilhar algumas idéias sobre como utilizar o tablet para aplicar o método de Glenn Doman (GD). Basicamente os princípios do método são os mesmos aplicados com o material em meio analógico (papel, cartões, etc). A grande diferença é a forma de preparação do material que passa a ser feita diretamente no computador. No ambiente do tablet eu comecei a trabalhar o conceito de "bits de inteligência", onde as palavras começam a ser associadas a figuras. É muito importante seguir as recomendações de GD na preparação deste material:

  • A imagem deve ser precisa (com detalhes).
  • O item a ser apresentado na imagem deve ser unitário e sem imagem de fundo (preferencialmente fundo de uma cor única).
  • Deve ser indicado um nome para o item.
  • Deve ser apresentando sempre novos itens (evitar repetição).
  • Deve ser grande (utilizar o máximo da tela).
  • Deve ser claro (não utilizar itens que possam confundir o bebê).

Para montagem do material, tenho utilizado um portal que fornece desenhos livres, ou seja, que podem ser utilizados para qualquer finalidade sem custos: http://openclipart.org/

O OpenClipArt possui uma grande variedade de imagens em formato vetorial. Você pode editar as imagens e adaptá-las para utilizar da forma que achar melhor. O site possui uma ferramenta de pesquisa que permite você localizar rapidamente uma figura através de palavras-chaves. As figuras disponíveis no OpenClipArt estão no formato SVG (vetorial). Você pode baixar um software livre para editar as figuras: http://inkscape.org/

Talvez algumas pessoas tenham dificuldade em acessar o OpenClipArt pelo fato do site estar em inglês, mas fica a dica para quem irá preparar o material no tablet.

Nos links a seguir é possível fazer o download de um exemplo de material que tenho preparado para minha filha:
É importante compreender que o uso de tecnologias não deve alterar os princípios básicos do método de Glenn Doman.

Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

8 comentários:

  1. Olá, Helton!
    Que legal!
    Estou mesmo querendo começar os bits.
    Obrigada pelas dicas!
    Abimara.

    ResponderExcluir
  2. Olá Helton,

    Agradeço pela ajud anos post anterior, mas aind atenho uma dúvida:
    Iniciarei o método Doman com meu filho, ele completará 3 meses, já posso iniciar co dois idiomas? os dois no mesmo cartão? Exemplo: mão - hand.

    Seu blog é uma grande motivação para nós, pais,preocupadas com a educação e divertimento de nossos pequenos. Parabéns!!

    Abraços
    Alba

    ResponderExcluir
  3. Oi, Boa noite. pergyuntei pelo facebook mas como nao sei mexer por lá direito estou tambem tentando por aqui...
    iniciei o metodo glenn doman em meu bebe de 3 meses recen feitos... ai veio algumas duvidas... como faço pra aponsentar as palavras. li o livro mas achei meio confuso e tambem por qnto tempo tenho que ficar na primeira etapa... se me ajudar serei eternamente grata... desde já agradeço..

    ResponderExcluir
  4. Oi Daila, as palavras devem ser aposentadas depois de serem apresentadas por 15 ou menos vezes (cada uma), dependendo do tempo que o bebê está absorvendo as informações. Estabeleça uma meta entre 150 e 200 para a primeira fase.
    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Alguém conhece algum resultado prático do método? Alguém que o pai tenha aplicado o método e hoje possa relatar a experiência. Ou algum pai que possa relatar os resultados em seus filhos já adultos. Ainda não encontrei nada sobre isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tales, veja o depoimento da Sionara. Está num comentário do post: http://www.bebegenio.com.br/2011/07/metodo-de-glenn-doman-relatos-de-pais.html

      Excluir
  6. oii, minha filha tem 2 anos, é válido começar agora?
    Ela estuda em uma escolinha montessori, poderia confundir a cabeça dela 2 métodos diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível começar aos 2 anos e não existe qualquer problema com outros métodos. Para criança é apenas mais uma brincadeira. Existem cursos online em www.cursodamirela.com.br

      Excluir