Pular para o conteúdo principal

Como preparar material para o tablet: adaptando o método de Glenn Doman

Vou compartilhar algumas idéias sobre como utilizar o tablet para aplicar o método de Glenn Doman (GD). Basicamente os princípios do método são os mesmos aplicados com o material em meio analógico (papel, cartões, etc). A grande diferença é a forma de preparação do material que passa a ser feita diretamente no computador. No ambiente do tablet eu comecei a trabalhar o conceito de "bits de inteligência", onde as palavras começam a ser associadas a figuras. É muito importante seguir as recomendações de GD na preparação deste material:

  • A imagem deve ser precisa (com detalhes).
  • O item a ser apresentado na imagem deve ser unitário e sem imagem de fundo (preferencialmente fundo de uma cor única).
  • Deve ser indicado um nome para o item.
  • Deve ser apresentando sempre novos itens (evitar repetição).
  • Deve ser grande (utilizar o máximo da tela).
  • Deve ser claro (não utilizar itens que possam confundir o bebê).

Para montagem do material, tenho utilizado um portal que fornece desenhos livres, ou seja, que podem ser utilizados para qualquer finalidade sem custos: http://openclipart.org/

O OpenClipArt possui uma grande variedade de imagens em formato vetorial. Você pode editar as imagens e adaptá-las para utilizar da forma que achar melhor. O site possui uma ferramenta de pesquisa que permite você localizar rapidamente uma figura através de palavras-chaves. As figuras disponíveis no OpenClipArt estão no formato SVG (vetorial). Você pode baixar um software livre para editar as figuras: http://inkscape.org/

Talvez algumas pessoas tenham dificuldade em acessar o OpenClipArt pelo fato do site estar em inglês, mas fica a dica para quem irá preparar o material no tablet.

Nos links a seguir é possível fazer o download de um exemplo de material que tenho preparado para minha filha:
É importante compreender que o uso de tecnologias não deve alterar os princípios básicos do método de Glenn Doman.

Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Comentários

  1. Olá, Helton!
    Que legal!
    Estou mesmo querendo começar os bits.
    Obrigada pelas dicas!
    Abimara.

    ResponderExcluir
  2. Olá Helton,

    Agradeço pela ajud anos post anterior, mas aind atenho uma dúvida:
    Iniciarei o método Doman com meu filho, ele completará 3 meses, já posso iniciar co dois idiomas? os dois no mesmo cartão? Exemplo: mão - hand.

    Seu blog é uma grande motivação para nós, pais,preocupadas com a educação e divertimento de nossos pequenos. Parabéns!!

    Abraços
    Alba

    ResponderExcluir
  3. Oi, Boa noite. pergyuntei pelo facebook mas como nao sei mexer por lá direito estou tambem tentando por aqui...
    iniciei o metodo glenn doman em meu bebe de 3 meses recen feitos... ai veio algumas duvidas... como faço pra aponsentar as palavras. li o livro mas achei meio confuso e tambem por qnto tempo tenho que ficar na primeira etapa... se me ajudar serei eternamente grata... desde já agradeço..

    ResponderExcluir
  4. Oi Daila, as palavras devem ser aposentadas depois de serem apresentadas por 15 ou menos vezes (cada uma), dependendo do tempo que o bebê está absorvendo as informações. Estabeleça uma meta entre 150 e 200 para a primeira fase.
    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Alguém conhece algum resultado prático do método? Alguém que o pai tenha aplicado o método e hoje possa relatar a experiência. Ou algum pai que possa relatar os resultados em seus filhos já adultos. Ainda não encontrei nada sobre isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tales, veja o depoimento da Sionara. Está num comentário do post: http://www.bebegenio.com.br/2011/07/metodo-de-glenn-doman-relatos-de-pais.html

      Excluir
  6. oii, minha filha tem 2 anos, é válido começar agora?
    Ela estuda em uma escolinha montessori, poderia confundir a cabeça dela 2 métodos diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível começar aos 2 anos e não existe qualquer problema com outros métodos. Para criança é apenas mais uma brincadeira. Existem cursos online em www.cursodamirela.com.br

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como ensinar seu bebê a ler: método de Glenn Doman

  Desde o lançamento da obra de sucesso mundial denominada  Como Ensinar Seu Bebê a Ler: A suave Revolução , a jornada para ensinar um bebê a ler passou a ser amplamente adotada em diferentes países. Glenn Doman abriu um mundo de possibilidades para o ensino de bebês expondo o potencial que, até há pouco tempo, era negligenciado pelos pais. A aprendizagem precoce que aproveita a enorme capacidade das crianças de aprenderem nos primeiros anos de vida passou a ser bastante conhecida em nível mundial. Origem O método desenvolvido por Glenn Doman foi inicialmente direcionado às crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O objetivo era superar estas barreiras através de um conjunto de programas de estimulação que engloba todas as áreas necessárias. Este método é constituído por técnicas adequadas à estimulação global infantil. Os programas foram planejados para crianças de zero a seis anos. Ao longo das suas pesquisas, Glenn Doman observou que o método poderia ser aplicado a

Material da Fase 1 para aplicação do método de Glenn Doman

É importante que os pais se antecipem na preparação do material. A fase 1 (palavras) é iniciada a partir do terceiro mês, quando a visão do bebê já está preparada para identificar as palavras no formato que irei expor logo a seguir. Eu estabeleci uma meta de 160 palavras para esta fase 1 e preparei o material na numa gráfica rápida para economizar o meu tempo. O material a ser preparado deve ter o formato de cartões retangulares com a dimensão de 60cm de largura e 10cm de altura. As palavras devem ter em torno de 7cm de altura. As palavras que irão constar nestes cartões devem estar em cor vermelha e as letras devem possuir uma espessura de 1,5cm. O papel deve ser totalmente branco (constando unicamente a palavra em vermelho). A figura a seguir exemplifica a estrutura do material: Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Refletindo sobre o futuro dos profissionais que hoje são crianças

  Já existe uma certeza para um futuro não muito distante: uma parcela da humanidade poderá ficar definitivamente fora do mercado de trabalho. Todas as pesquisas convergem para uma mesma previsão que nos faz refletir bastante sobre como nossos filhos irão se comportar neste futuro. Na palestra a seguir, podemos entender um pouco mais sobre este tema. Os avanços tecnológicos põem em risco até 47% do emprego nos EUA. Não há como os pais esperarem que as escolas entendam o que está ocorrendo, pois a educação do Brasil, até nas escolas mais caras, está desalinhada com as disrupções que já estão em andamento. A inteligência artificial poderá provocar uma mudança que trará um colapso social jamais visto na história da humanidade. Preparar os nossos filhos é a única opção que temos para garantir um futuro mais equilibrado e saudável (mentalmente) para eles.