Pular para o conteúdo principal

Método de Glenn Doman: a escolha das primeiras palavras

A escolha das primeiras palavras que serão utilizadas na Fase 1 pode ser um pouco difícil. Então, resolvi disponibilizar a lista que utilizei (sem os nomes dos parentes, por uma questão óbvia) com a minha filha.

Espero que esta lista possa ajudar os pais que estão iniciando o método de Glenn Doman.



Lista de palavras sugeridas:
  • água, amarelo, aranha, áspero, azul.
  • baleia, banana, banheira, banheiro, barata, barriga, bebendo, bico, boca, bola, bonito, braço, branco, brilhando, bumbum.
  • cabeça, cabelo, cachorro, cadeira, calça, calcanhar, cama, caminhão, canela, cão, cenoura, cheio, chorando, chupeta, cinza, claro, cobertor, cobra, colher, comendo, comprido, computador, correndo, costas, cotovelo, coxa, curto.
  • dedo, dente, dinossauro, direito, dormindo.
  • elefante, engatinhando, escova, escuro, esquerdo.
  • feio, feliz, física, fogão.
  • gato, geladeira, girafa, gordo, gorila, grande.
  • hipopótamo.
  • janela, joelho, jogando.
  • lábio, lagartixa, laranja, leite, lençol, lendo, limpo, língua,  liso, lua, luva.
  • maçã, magro, mamadeira, mamãe, manteiga, mão, mapa, marrom, matemática, meia, mesa, morango, mosquito.
  • nadando, narina, nariz, notebook, nuca, nuvem.
  • olho, ombro, orelha, ouvido, ouvindo, ovo.
  • pão, papai, parede, pé, peito, peixe, pente, pequeno, perna, pescoço, pijama, pinguim, polegar, poltrona, porta, preto, pulando.
  • queixo, queixo.
  • raposa, rastejando, refrigerador, rinoceronte, rosa, roxo.
  • sapato, sobrancelha, sol, sorrindo, subindo, suco, sujo.
  • televisor, testa, tigre, trabalhando, travesseiro, triciclo, triste, TV.
  • umbigo, unha, uva.
  • vazio, verde, vermelho, violeta.
  • xícara.

Comentários

  1. Helton,
    Muito obrigada pelo envio das palavras. Isso me ajudou muito!
    Quanto ao custo (comentei com você anteriormente), encontrei uma forma bem acessível. Mandei imprimir as palavras em papel sulfite A0, colei em papel-cartão e cobri com papel contact. Com isso, 255 palavras ficaram em cerca de R$200,00... Dá trabalho, mas compensa pra quem não pode gastar muito...
    Obrigada pela ajuda!
    Que Deus abençoe a todos nós, pais, com muita sabedoria para educar nossos filhotinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. será q posso iniciar o metodo com um bb de 2 anos, a partir de q etapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu fiz um post que trata desta questão da idade. Veja o link: http://www.bebegenio.com.br/2011/09/idade-certa-para-comecar-o-metodo-de.html

      Excluir
  3. Oi pessal eu estou desesperada pra consegui o livro, mais não encontro em nehum lugar, encontreiem um site, mais tinha muitos comentarios que o site vendia e não entregava os produtos. se algem puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcy, existem vários pais procurando o livro e até o momento não há previsão de disponibilidade. Já fiz contato com a editora aqui no Brasil, mas não há novidades. Se tiver alguma novidade eu publico.

      Excluir
  4. Uma opção pode ser buscar no www.estantevirtual.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gente, apareceu o livro na Livraria cultura!
    Eu comprei e algumas amigas tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani, você me venderia uma xerox desse livro. É a edição de 2006? Está impossível comprar esse livro.

      Excluir
  6. Para escolher palavras, pode ser legal buscar nos livrinhos (fora do método) que o bebê já tem. Assim quando estiver brincando com eles lembrará do que já foi mostrado.

    ResponderExcluir
  7. Helton, comprei o livro, já li todo mas ainda tenho algumas dúvidas. Ao começar o método com a criança muito novinha (recém nascido), nós vamos chegar na etapa 1 com a criança bem nova também. Em relação as cores, eles recomendam que façamos um quadrado com a cor descrita no verso do cartão e mostre à criança em seguida da palavra. E com outras palavras que não sejam cores? Não seria ideal que também colocássemos gravuras que representasse aquela palavra, como a foto de uma banana, por exemplo? Na etapa de sentenças o livro recomenda que façamos isso na confecção dos livros, colocando imagens que podem ser, inclusive, fotos da criança. Mas e antes dessa etapa? Como a criança vai saber que cabeça é cabeça? Porque o livro não fala nada que devemos, por exemplo, pegar na cabeça enquanto mostramos a palavra. Devemos fazer isso ou não? Na parte dos animais, imagino que palavras como tigres, elefantes, é difícil da criança saber o que é se não tiver uma representação daquilo, já que não faz parte da rotina. Tem uma parte do livro em que ele fala para escolher palavras que sejam adjetivos como grande, pequeno pra fazerem parte das sentenças. Ele fala em mostrar pra criança, e nessa parte ele até diz que a criança que tem irmãos, por exemplo, tem uma noção do que é grande ou pequeno. Mas se começarmos desde recém nascido, quando chegarmos na parte das sentenças a criança ainda não tem idade suficiente para entender o que é grande ou pequeno. Enfim...ainda estou bem confusa. A primeira coisa que pensei e comecei a fazer, antes mesmo de conhecer seu blog, foi a planilha para o planejamento do método mas acabei me perdendo. Fico sem saber quantas palavras mais ou menos devem fazer parte da etapa 1, quando deve terminar esta etapa. Ainda tenho outras dúvidas mas que só vou me lembrar se eu ler o livro novamente. Kkkkkk. Se você puder me ajudar nos esclarecimentos eu ficaria muito gradecida! Parabéns pelo blog e pela iniciativa em ajudar pessoas que também querem mergulhar nesse método, como você fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal para passar de etapa é respeitar o ritmo da criança.

      Excluir
  8. Também tenha algumas dúvidas, quantas palavras usar e quanto passar pra próxima etapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grupo de palavras pode variar e o tempo de aplicação depende de cada criança. Priorize as palavras que você considera mais importantes. O tempo depende do ritmo da criança. Recomendo o curso: http://www.cursodamirela.com.br

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como ensinar seu bebê a ler: método de Glenn Doman

  Desde o lançamento da obra de sucesso mundial denominada  Como Ensinar Seu Bebê a Ler: A suave Revolução , a jornada para ensinar um bebê a ler passou a ser amplamente adotada em diferentes países. Glenn Doman abriu um mundo de possibilidades para o ensino de bebês expondo o potencial que, até há pouco tempo, era negligenciado pelos pais. A aprendizagem precoce que aproveita a enorme capacidade das crianças de aprenderem nos primeiros anos de vida passou a ser bastante conhecida em nível mundial. Origem O método desenvolvido por Glenn Doman foi inicialmente direcionado às crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O objetivo era superar estas barreiras através de um conjunto de programas de estimulação que engloba todas as áreas necessárias. Este método é constituído por técnicas adequadas à estimulação global infantil. Os programas foram planejados para crianças de zero a seis anos. Ao longo das suas pesquisas, Glenn Doman observou que o método poderia ser aplicado a

Material da Fase 1 para aplicação do método de Glenn Doman

É importante que os pais se antecipem na preparação do material. A fase 1 (palavras) é iniciada a partir do terceiro mês, quando a visão do bebê já está preparada para identificar as palavras no formato que irei expor logo a seguir. Eu estabeleci uma meta de 160 palavras para esta fase 1 e preparei o material na numa gráfica rápida para economizar o meu tempo. O material a ser preparado deve ter o formato de cartões retangulares com a dimensão de 60cm de largura e 10cm de altura. As palavras devem ter em torno de 7cm de altura. As palavras que irão constar nestes cartões devem estar em cor vermelha e as letras devem possuir uma espessura de 1,5cm. O papel deve ser totalmente branco (constando unicamente a palavra em vermelho). A figura a seguir exemplifica a estrutura do material: Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Refletindo sobre o futuro dos profissionais que hoje são crianças

  Já existe uma certeza para um futuro não muito distante: uma parcela da humanidade poderá ficar definitivamente fora do mercado de trabalho. Todas as pesquisas convergem para uma mesma previsão que nos faz refletir bastante sobre como nossos filhos irão se comportar neste futuro. Na palestra a seguir, podemos entender um pouco mais sobre este tema. Os avanços tecnológicos põem em risco até 47% do emprego nos EUA. Não há como os pais esperarem que as escolas entendam o que está ocorrendo, pois a educação do Brasil, até nas escolas mais caras, está desalinhada com as disrupções que já estão em andamento. A inteligência artificial poderá provocar uma mudança que trará um colapso social jamais visto na história da humanidade. Preparar os nossos filhos é a única opção que temos para garantir um futuro mais equilibrado e saudável (mentalmente) para eles.