Pular para o conteúdo principal

Índigos: Uma nova geração de crianças

Neste domingo de Páscoa, faço um post especial com um assunto que não está diretamente relacionado ao método de Glenn Doman, mas que pode ser muito útil para os pais. Nestes últimos anos, tem-se observado uma quantidade crescente de artigos e literatura sobre o tema denominado Crianças Índigos. Ao redor do mundo existem muitos relatos sobre o assunto envolvendo experiências fabulosas entre pais e filhos. Estudiosos do tema afirmam que desde a década de 70 tem nascido uma nova geração de crianças com habilidades intelectuais e espirituais muito especiais. Existem correntes que tratam o assunto com um enfoque mais ligado a evolução da humanidade e outras correntes que dão um enfoque mais espiritual. Independente da corrente, o fato principal é que realmente nos deparamos com uma geração de crianças extraordinárias que estão deixando pais, educadores e pisicólogos confusos sobre como lidar com tal situação.

Para quem nunca leu sobre o assunto, existe uma corrente de pesquisadores e curiosos que tem buscado inclusive categorizar esta nova geração de crianças. Existem algumas caracteríscas comuns nesta nova geração como aversão ao castigo físico, espiritualidade (não necessariamente ligado a alguma religião específica), etc. Na wikipedia é possível encontrar mais detalhes sobre o assunto.

E como o método de Glenn Doman pode ajudar esta nova geração? O acesso a leitura permite a abertura para um novo universo de conhecimento. Com uma orientação correta dos pais, a avidez por conhecimento desta nova geração pode ser suprida, pelo menos parcialmente, com a leitura.

Um vídeo para quem está iniciando no assunto:



Veja um vídeo muito interessante e inspirador.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como ensinar seu bebê a ler: método de Glenn Doman

  Desde o lançamento da obra de sucesso mundial denominada  Como Ensinar Seu Bebê a Ler: A suave Revolução , a jornada para ensinar um bebê a ler passou a ser amplamente adotada em diferentes países. Glenn Doman abriu um mundo de possibilidades para o ensino de bebês expondo o potencial que, até há pouco tempo, era negligenciado pelos pais. A aprendizagem precoce que aproveita a enorme capacidade das crianças de aprenderem nos primeiros anos de vida passou a ser bastante conhecida em nível mundial. Origem O método desenvolvido por Glenn Doman foi inicialmente direcionado às crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O objetivo era superar estas barreiras através de um conjunto de programas de estimulação que engloba todas as áreas necessárias. Este método é constituído por técnicas adequadas à estimulação global infantil. Os programas foram planejados para crianças de zero a seis anos. Ao longo das suas pesquisas, Glenn Doman observou que o método poderia ser aplicado a

Material da Fase 1 para aplicação do método de Glenn Doman

É importante que os pais se antecipem na preparação do material. A fase 1 (palavras) é iniciada a partir do terceiro mês, quando a visão do bebê já está preparada para identificar as palavras no formato que irei expor logo a seguir. Eu estabeleci uma meta de 160 palavras para esta fase 1 e preparei o material na numa gráfica rápida para economizar o meu tempo. O material a ser preparado deve ter o formato de cartões retangulares com a dimensão de 60cm de largura e 10cm de altura. As palavras devem ter em torno de 7cm de altura. As palavras que irão constar nestes cartões devem estar em cor vermelha e as letras devem possuir uma espessura de 1,5cm. O papel deve ser totalmente branco (constando unicamente a palavra em vermelho). A figura a seguir exemplifica a estrutura do material: Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Refletindo sobre o futuro dos profissionais que hoje são crianças

  Já existe uma certeza para um futuro não muito distante: uma parcela da humanidade poderá ficar definitivamente fora do mercado de trabalho. Todas as pesquisas convergem para uma mesma previsão que nos faz refletir bastante sobre como nossos filhos irão se comportar neste futuro. Na palestra a seguir, podemos entender um pouco mais sobre este tema. Os avanços tecnológicos põem em risco até 47% do emprego nos EUA. Não há como os pais esperarem que as escolas entendam o que está ocorrendo, pois a educação do Brasil, até nas escolas mais caras, está desalinhada com as disrupções que já estão em andamento. A inteligência artificial poderá provocar uma mudança que trará um colapso social jamais visto na história da humanidade. Preparar os nossos filhos é a única opção que temos para garantir um futuro mais equilibrado e saudável (mentalmente) para eles.