sexta-feira, 15 de junho de 2012

Bebê Inteligente: Um sistema que ajuda na aplicação do método de Glenn Doman

Desde o lançamento deste Blog, eu tenho buscado dividir o meu pouco tempo livre entre o ensino dos meus filhos e o compartilhamento dessas experiências aqui no Bebê Gênio. Muitos pais que leram o livro "Como Ensinar Seu Bebê a Ler" ficaram com dúvidas de como sistematizar todas as regras do método de Glenn Doman. Para ensinar a minha filha, eu montei planilhas para poder controlar o programa de ensino e a frequência das palavras, assim a minha esposa aplicou as sessões de ensino sem maiores complicações. Como a minha formação é em Engenharia, o meu cotidiano é sistematizar conhecimentos e tarefas, desta forma, foi relativamente simples organizar as planilhas para o ensino de minha filha, porém a montagem dos programas ainda estava tomando um certo tempo. Estas planilhas foram compartilhas para outros pais aproveitarem as idéias que apliquei, porém mesmo com este material ainda surgiram muitas dúvidas sobre a aplicação do método. Os fóruns sobre o assunto também registram muitas dúvidas sobre as regras apresentadas no método.

Para fazer meu tempo render mais, a solução natural foi transformar as planilhas num sistema e, desta forma, "nasceu" o Programa Bebê Inteligente (http://apps.facebook.com/bebeinteligente/). Os pais que não querem perder tempo montando o programa de ensino dos seus bebês certamente irão amar o Bebê Inteligente. Neste post, colocarei as primeiras dicas sobre este programa que funciona integrado ao Facebook (significa que é preciso ter uma conta no Facebook para poder utilizá-lo).

Orientações Iniciais


O Programa Bebê Inteligente (PBI) segue a estratégia de ensino indicada pelo Método de Glenn Doman (MGD), possibilitando as seguintes funcionalidades:
  • Gerenciamento do conjunto de palavras que será aplicado nas Etapas 0 e 1. Esta funcionalidades inclui os seguintes recursos: Inclusão, priorização, categorização e desativação de palavras (não é possível excluir de palavras do banco de dados do PBI, mas é possível desativar para que a mesma não seja utilizada nos planejamentos).
  • Geração de cronograma para as 9 semanas da Etapa 0 (Estímulo Visual) a partir de uma data especificada pelo usuário. Se o estímulo iniciar logo após o nascimento, a data indicada poderá ser a própria data de nascimento do bebê.
  • Geração de planejamentos para o ensino com prazos variando entre 1 e 15 dias visando a execução da Etapa 1 (Palavras Simples) do MGD conforme o programa diário proposto pelo MGD:
    • Meta diária: 5 grupos de palavras (cada grupo com no máximo 5 palavras).
    • Meta em cada sessão: Apresentar apenas 1 grupo por sessão.
    • Frequência da aplicação: Cada grupo deve ser apresentado 3 vezes por dia.
    • Duração da sessão: 5 segundos, ou seja, 1 segundo por palavra.
    • Introdução de novas palavras: A cada 5 dias, a palavra deve substituída por uma nova em cada um dos grupos (1 palavra nova em cada grupo).
    • Repetição de cada palavra: No máximo 15 vezes (3 vezes por dia, durante 5 dias). Após 15 vezes é obrigatório substituir a palavra. O PBI controla este processo de troca de palavras.
  • Geração de planilhas para impressão (PDF) para que os pais possam controlar a aplicação diária do método com maior eficiência. Estas planilhas permitem a marcação da quantidade de vezes que cada grupo foi apresentado no dia.
  • Controle automático da quantidade de vezes que cada palavra está sendo apresentada. Pelo MGD, as palavras devem ser apresentadas no máximo 15 vezes. O PBI controla individualmente cada palavra utilizada nos planejamentos do ensino do MGD, garantindo que cada palavra seja apresentada 15 vezes.
O PBI não tem a finalidade de ensinar o MGD. Ele foi desenvolvido para auxiliar os pais a aplicarem o MGD e considera que o usuário (pai ou mãe) já tenha pelo menos uma noção do método (o livro “COMO ENSINAR SEU BEBÊ A LER” é a principal referência sobre o assunto). Porém, a forma intuitiva que o PBI foi desenvolvido, ajuda os usuários a entenderem o MGD e possivelmente possibilitará que qualquer pessoa possa aplicar o MGD utilizando o PBI mesmo sem ter estudado o método. Mesmo assim, é aconselhável que os pais estudem o MGD antes de utilizarem o PBI.

Habilitando o Programa Bebê Inteligente na Conta do Facebook


O PBI é integrado ao Facebook e precisa que o usuário aceite algumas permissões para o sistema funcionar integrado à sua conta do Facebook. Ao clicar no link http://apps.facebook.com/bebeinteligente/ pela primeira vez, a tela a seguir (figura a seguir) será apresentada. Você deve clicar no botão Ir para o aplicativo.



Após a confirmação da primeira tela, uma segunda tela (figura a seguir) será apresentada. Clique no botão Permitir para ter acesso ao Programa Bebê Inteligente (PBI).



Após a confirmação da tela acima, será apresentada um menu (figura a seguir) com as opções iniciais de acesso ao PBI. Este é o Menu Inicial do sistema e no primeiro bloco (Programas Ativos) você encontrará listados os programas de ensino que estão ativos. Cada programa de ensino é associado a um único bebê. No primeiro acesso, você não terá programas ativos.

No segundo bloco (Fale Conosco), está a opção para contato com a equipe do Bebê Inteligente. Ao clicar nesta opção, será aberto um formulário de contato.

No terceiro bloco (Adquirir Programas), são apresentadas as opções de assinaturas para o PBI. Caso você esteja acessando a primeira vez o PBI, também estará disponível a opção do Programa Gratuito por 30 dias. Para começar a utilizar o PBI, clique na opção Usar o programa por 30 dias gratuitamente. Será apresentado um formulário para você preencher os dados do seu bebê.




No menu de "Ajuda" do PBI, você encontrará um manual completo com as funcionalidades do sistema.

Passarei outras dicas nos próximos posts.

6 comentários:

  1. Olá Helton! Comecei há um mês a apresentar as palavras para minha filha de 1 ano e 3 meses. Mas, lendo agora no seu post, acredito que estou fazendo algo errado. Tem dado tempo de apresentar somente dois grupos de palavras ( no caso 10 palavras), nas 2ª feiras eu coloco novamente 10 palavras novas. Vc mencionou que deve ser inserida somente UMA palavra nova em cada grupo (depois de 15 vezes lida). Cada grupo têm 5 palavras.
    Então as outras oito palavras continuam as mesmas? Se ao final (6ª feira) todas as palavras foram lidas 15 vezes. Não entendi. Estou fazendo errado?
    Gostaria de parabenizar pelo blog e por sua especial dedicação. Desde já, agradeço sua atenção.

    Obs: Estou aguardando o livro chegar. Achei num sebo virtual.
    Aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, realmente existe um pequeno conflito ao se aplicar as regras de substituição de palavras previstas no Método de Glenn Doman quando analisamos as trocas de uma palavra por grupo e também a troca quando a palavra atingir 15 vezes.

      Para resolver este dilema, o segredo está nos cinco primeiros dias. Deve-se colocar 1 grupo por dia e a cada novo grupo deve-se fazer uma troca de palavras entres os grupos. Para entender como funciona, entre no Programa Bebê Inteligente (http://apps.facebook.com/bebeinteligente/) e gere o primeiro planejamento da Etapa 1. Neste programa, eu repliquei a lógica que utilizei para montar as planilhas da minha filha, conciliando as regras do método.

      Excluir
  2. Bom dia Helton! Entrei no programa pelo facebook. Para mim, achei meio difícil fazer os cinco grupos de palavras. Estou fazendo 2 grupos 3 vezes por dia e hoje começarei matemática. Me dê sua opinião, como já tem 1 mês que estou fazendo posso continuar com os 2 grupos de palavras. Ex: mamãe, papai, vovô, Chico, titia (1º grupo) e queixo, nariz, bochecha, olhos e orelha (2º grupo) de 2ª a 6ªfeira, sem colocar palavras novas? A criança aprenderá assim mesmo ou é muito repetitivo? Gostaria muito de saber sua opinião por ter mais experiência e ser uma pai tão dedicado.
    Parabéns novamente pelo blog e pela nova iniciativa no facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Um dos pontos bastante destacados no método de Glenn Doman é a inclusão diária de novas palavras. Entenda que não é uma questão de certo ou errado, pois a forma que você está aplicando certamente terá bons resultados. Porém, incluir palavras novas é uma recomendação importante que aconselho que você siga.

      Excluir
  3. Ola Helton, tenho um bebe de 10 semanas e iniciei hoje a etapa zero de leitura. Percebi que assim que mostro o cartaz ele rapidamente foca as palavras. Voce acha que eu devo continuar com a etapa zero ate que ele complete 3 meses ou ja posso começar a etapa 1? Meu livro ainda não chegou comprei pela internete. Estou pesquisando sobre estimulaçao para bebes a pouco mais de um mes. Percebi que meu filho é muito esperto para sua idade por isso busquei sobre a melhor forma de estimular ele. Quando coloco a lingua para fora ele imita e quando abro bem a boca dando um gritinho baixo ele tambem abre a boca e da um gritinho. Ele tambem tenta imitar os beijinhos estalados que solto,ele junta os labios so nao sai o som do estalinho.
    Ja habilitei o PBI no meu facebook.
    Desde ja agradeco e te parabenizo pelo blog e dedicação a sua linda bebe!
    Iane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iane, se você está percebendo que ele está focando bem as palavras, você já pode passar para Etapa 1.

      A sua percepção durante o processo é fundamental para definir as estratégias de ensino. O Glenn Doman coloca a mãe como a melhor professora da criança. O seu sentimento deve ser considerado no processo. Se o seu bebê está tão esperto, provavelmente você deverá colher excelentes resultados com o método.

      Um ponto importante é não exigir muito bebê, o método deve ser conduzido como uma brincadeira.

      Parabéns pelo seu bebê e boa diversão na aplicação do método.

      Excluir