quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ensinando bebês a ler: um método de ensino com mais de 50 anos começa a se popularizar no Brasil

Há mais de meio século o Método de Glenn Doman vem sendo utilizado no mundo inteiro para ensinar bebês a ler. O método foi desenvolvido inicialmente para o tratamento de crianças com lesões cerebrais. Com o passar o tempo, as técnicas passaram a ser utilizadas para ensinar leitura e matemática para crianças com perfeito estado de saúde. Os resultados foram impressionantes, com relatos de mães do mundo inteiro falando de filhos que começaram a ler antes dos 2 anos de idade. “Como Ensinar Seu Bebê a Ler” é o principal livro responsável por consagrar o método em nível mundial.

No Brasil, pouquíssimos pais conhecem o método ou já ouviram falar sobre ele. Na realidade, parte da sociedade brasileira tem uma ideia equivocada de educação, preferindo, muitas vezes, deixar a escola com o “ônus” completo de educar seus filhos. No método de Glenn Doman (GD), o processo é totalmente conduzido pelos pais e baseado em valores sentimentais, ou seja, não existe “premiação material” pelo aprendizado como normalmente ocorre na “educação tradicional” quando notas boas resultam em presentes, por exemplo. O método de GD foca no relacionamento amoroso entre pais e filhos para desenvolver o potencial do bebê no melhor momento da vida dele para aprender a ler. As informações recebidas pelo bebê nos primeiros anos de vida são absorvidas rapidamente e o método aproveita esta rapidez para definir uma dinâmica de ensino eficiente.

Para os pais que desejam ler mais sobre o assunto, existem comunidades no Orkut e no Facebook que disseminam experiências e dicas sobre o assunto. No Facebook, é possível encontrar o “Bebê Gênio” (https://www.facebook.com/bebegenio), um excelente canal de divulgação com mais de 25.000 associados (“curtir”). Os livros escritos por Glenn Doman abordam a aplicação do método para ensino em várias áreas e alguns deles já estão disponíveis no Brasil (traduzidos). Existem livros até para o desenvolvimento físico do bebê (ainda não possui versão em português).


Para quem deseja iniciar o método com seu bebê, tenho uma recomendação: faça o curso online disponível no portal. Você pode acessar este link para ter o nosso desconto: https://www.udemy.com/ensine-seu-bebe-a-ler-metodo-de-glenn-doman/


Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

8 comentários:

  1. Minha filha tem 01 ano e 6 meses, porém fala poucas palavras. É possivel iniciar o método GD com ela?

    ResponderExcluir
  2. Helton, gostaria muito de entrar em contato contigo de forma direta. É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Para me enviar uma mensagem é só preencher o formulário de contato com autor.

      Excluir
  3. Estou quase terminando a leitura do livro. Mas estou com dificuldades na confecção do material. Fazer em casa? Na gráfica? Que papel usar? Que pincel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer na gráfica sempre é mais prático, mas é preciso considerar o custo. Para fazer em casa, deve-se utilizar letras bem definidas. Observe exemplos de letras no item "Download de Material"

      Excluir
  4. Olá

    Eu posso escrever no quadro ou seria ineficaz? Tem que ser com placas?

    Agradeço desde já se puder responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido a necessidade de agilidade de apresentação das palavras, escrever num quadro não é recomendado, pois quebra um dos pilares da metodologia.

      Excluir