Pular para o conteúdo principal

Ensinando bebês a ler: um método de ensino com mais de 50 anos começa a se popularizar no Brasil

Há mais de meio século o Método de Glenn Doman vem sendo utilizado no mundo inteiro para ensinar bebês a ler. O método foi desenvolvido inicialmente para o tratamento de crianças com lesões cerebrais. Com o passar o tempo, as técnicas passaram a ser utilizadas para ensinar leitura e matemática para crianças com perfeito estado de saúde. Os resultados foram impressionantes, com relatos de mães do mundo inteiro falando de filhos que começaram a ler antes dos 2 anos de idade. “Como Ensinar Seu Bebê a Ler” é o principal livro responsável por consagrar o método em nível mundial.

No Brasil, pouquíssimos pais conhecem o método ou já ouviram falar sobre ele. Na realidade, parte da sociedade brasileira tem uma ideia equivocada de educação, preferindo, muitas vezes, deixar a escola com o “ônus” completo de educar seus filhos. No método de Glenn Doman (GD), o processo é totalmente conduzido pelos pais e baseado em valores sentimentais, ou seja, não existe “premiação material” pelo aprendizado como normalmente ocorre na “educação tradicional” quando notas boas resultam em presentes, por exemplo. O método de GD foca no relacionamento amoroso entre pais e filhos para desenvolver o potencial do bebê no melhor momento da vida dele para aprender a ler. As informações recebidas pelo bebê nos primeiros anos de vida são absorvidas rapidamente e o método aproveita esta rapidez para definir uma dinâmica de ensino eficiente.

Para os pais que desejam ler mais sobre o assunto, existem comunidades no Orkut e no Facebook que disseminam experiências e dicas sobre o assunto. No Facebook, é possível encontrar o “Bebê Gênio” (https://www.facebook.com/bebegenio), um excelente canal de divulgação com mais de 25.000 associados (“curtir”). Os livros escritos por Glenn Doman abordam a aplicação do método para ensino em várias áreas e alguns deles já estão disponíveis no Brasil (traduzidos). Existem livros até para o desenvolvimento físico do bebê (ainda não possui versão em português).


Para quem deseja iniciar o método com seu bebê, tenho uma recomendação: faça o curso online disponível no portal. Você pode acessar este link para ter o nosso desconto: https://www.udemy.com/ensine-seu-bebe-a-ler-metodo-de-glenn-doman/


Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Comentários

  1. Minha filha tem 01 ano e 6 meses, porém fala poucas palavras. É possivel iniciar o método GD com ela?

    ResponderExcluir
  2. Helton, gostaria muito de entrar em contato contigo de forma direta. É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Para me enviar uma mensagem é só preencher o formulário de contato com autor.

      Excluir
  3. Estou quase terminando a leitura do livro. Mas estou com dificuldades na confecção do material. Fazer em casa? Na gráfica? Que papel usar? Que pincel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer na gráfica sempre é mais prático, mas é preciso considerar o custo. Para fazer em casa, deve-se utilizar letras bem definidas. Observe exemplos de letras no item "Download de Material"

      Excluir
  4. Olá

    Eu posso escrever no quadro ou seria ineficaz? Tem que ser com placas?

    Agradeço desde já se puder responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido a necessidade de agilidade de apresentação das palavras, escrever num quadro não é recomendado, pois quebra um dos pilares da metodologia.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como ensinar seu bebê a ler: método de Glenn Doman

  Desde o lançamento da obra de sucesso mundial denominada  Como Ensinar Seu Bebê a Ler: A suave Revolução , a jornada para ensinar um bebê a ler passou a ser amplamente adotada em diferentes países. Glenn Doman abriu um mundo de possibilidades para o ensino de bebês expondo o potencial que, até há pouco tempo, era negligenciado pelos pais. A aprendizagem precoce que aproveita a enorme capacidade das crianças de aprenderem nos primeiros anos de vida passou a ser bastante conhecida em nível mundial. Origem O método desenvolvido por Glenn Doman foi inicialmente direcionado às crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O objetivo era superar estas barreiras através de um conjunto de programas de estimulação que engloba todas as áreas necessárias. Este método é constituído por técnicas adequadas à estimulação global infantil. Os programas foram planejados para crianças de zero a seis anos. Ao longo das suas pesquisas, Glenn Doman observou que o método poderia ser aplicado a

Material da Fase 1 para aplicação do método de Glenn Doman

É importante que os pais se antecipem na preparação do material. A fase 1 (palavras) é iniciada a partir do terceiro mês, quando a visão do bebê já está preparada para identificar as palavras no formato que irei expor logo a seguir. Eu estabeleci uma meta de 160 palavras para esta fase 1 e preparei o material na numa gráfica rápida para economizar o meu tempo. O material a ser preparado deve ter o formato de cartões retangulares com a dimensão de 60cm de largura e 10cm de altura. As palavras devem ter em torno de 7cm de altura. As palavras que irão constar nestes cartões devem estar em cor vermelha e as letras devem possuir uma espessura de 1,5cm. O papel deve ser totalmente branco (constando unicamente a palavra em vermelho). A figura a seguir exemplifica a estrutura do material: Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Refletindo sobre o futuro dos profissionais que hoje são crianças

  Já existe uma certeza para um futuro não muito distante: uma parcela da humanidade poderá ficar definitivamente fora do mercado de trabalho. Todas as pesquisas convergem para uma mesma previsão que nos faz refletir bastante sobre como nossos filhos irão se comportar neste futuro. Na palestra a seguir, podemos entender um pouco mais sobre este tema. Os avanços tecnológicos põem em risco até 47% do emprego nos EUA. Não há como os pais esperarem que as escolas entendam o que está ocorrendo, pois a educação do Brasil, até nas escolas mais caras, está desalinhada com as disrupções que já estão em andamento. A inteligência artificial poderá provocar uma mudança que trará um colapso social jamais visto na história da humanidade. Preparar os nossos filhos é a única opção que temos para garantir um futuro mais equilibrado e saudável (mentalmente) para eles.