domingo, 19 de maio de 2013

Ensinando xadrez com o método de Glenn Doman

O método de Glenn Doman tem uma "regra de ouro" muito importante para manter o interesse da criança nas sessões de ensino: faça sessões rápidas e termine antes da criança querer parar. Exatamente com enfoque neste regra, eu montei uma estratégia para ensinar xadrez à minha filha Mirela (2 anos e meio). As primeiras sessões foram focadas na identificação das peças e na montagem do tabuleiro (posição das peças). Antes da décima sessão, ela já aprendeu a identificar todas as peças e o posicionamento das mesmas no tabuleiro. O tempo das sessões da primeira etapa variou entre 5 e 10 minutos. 
A próxima etapa será ensinar os movimentos das peças. Acredito que o tempo deverá ser um pouco superior do que o tempo da primeira etapa. No vídeo a seguir, mostro como é feito uma sessão da primeira etapa.
Vale destacar que o método de Glenn Doman trata o ensino como uma brincadeira. Basta observar o vídeo para entender que a criança se diverte nas sessões, ou seja, é possível ensinar xadrez para um bebê com muita alegria e diversão.
O mais recente pedido da minha filha é para aprender a montar o cubo mágico, mas para isso eu ainda não descobri uma forma didática de ensinar.

9 comentários:

  1. muito fofa <3 adorei , é muito inteligente e ela está mesmo se divertindo. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi como está o processo do xadrez? Alguma novidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje publiquei mais um post sobre o xadrez. No vídeo é possível observar que o método está dando certo.

      Excluir
  3. Olá, estamos sentindo falta de novos posts!!! Como está a filhota!! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a chegada do segundo filho e a mudança de Brasília para Fortaleza, acabei dando uma pausa nas publicações até reorganizar todas as minhas novas rotinas. Agora estou retomando com o assunto que despertou muito interesse. Também vou começar com temas novos como o ensino de programação para crianças, assim as mamães que começaram com o ensino de leitura para bebês, poderão evoluir com novas metodologias para estímulo. Aguarde as novidades.

      Excluir
  4. Não sei se é consequencia da estimulação do método. Mas da pra ver que ela é bem inteligente pelo apego que tem aos detalhes. Sempre percebendo que a peça tem algum defeito. Muito interessante

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa interessante seria comprar um xadrez infantil com cores chamativas para despertar interesse na criança

    ResponderExcluir